Our Gallery

Contact Info

Planicidade & Nivelamento

PLANICIDADE & NIVELAMENTO DO PISO

 

No piso industrial, pequenas variações superficiais causam grande impacto às operações industriais ou logísticas, fazendo com que o piso seja utilizado como um equipamento da industria ou do centro distribuição. Quando falamos em pequenas variações entendam como algo em torno de 3,0 mm em 0,6m para a planicidade, ou ainda de 10,0 mm a cada 3,0 m de piso para o nivelamento. A necessidade desse grau de precisão na finalização se deve ao fato do piso ser palco da utilização de máquinas, empilhadeiras e instalações de prateleiras que sustentam cargas altas e também elevadas alturas.

 

Mas calma: qual é mesmo a diferença entre planicidade e nivelamento?

 

Se o piso fosse um oceano, a planicidade seria as ondas, com sua amplitude e frequência. Já o nivelamento do piso se relaciona à sua inclinação com relação ao plano horizontal.

 

Mas enfim, como funcionam essas medições?

 

Estas medições são realizadas com um perfilômetro, mais conhecido como Dipstick.

O equipamento é composto por haste fixada ao equipamento de medição, apoiada sobre duas bases circulares, distantes entre si de 30cm. Na haste também é fixado um palmtop com o software de medição. Seu funcionamento se dá a partir do registros (acumulação) das elevações diferenciais a cada 30 cm, sempre em relação ao ponto anterior da superfície do piso.

As medições são realizadas de acordo com a norma americana ASTM E 1155 e a mínima quantidade amostral por faixa deve ser aquela que estatisticamente nos dê 90% de confiabilidade dos resultados obtidos. Todo esse processo de medição resulta em dois índices adimensionais: um de planicidade (FF) e outro para o nivelamento (FL) do piso, conhecidos como F-Number.

 

As leituras são realizadas por faixa de concretagem do piso, e devem ocorrer de acordo com a norma americana até 72h após a finalização dos trabalhos de acabamento, embora temos observado que as variações que ocorrem em medições em idades avançadas são muito pequenas para o nivelamento e desprezíveis para a planicidade. As medições são feitas linearmente de preferência em diagonais, limitadas pelas juntas de construção. Cada uma dessas linhas de leituras resultará em um par de valor do F-Number.

 

Depois de realizadas as leituras de todas as linhas de medição, obtêm-se um valor combinado de F-Number da faixa de concretagem. O valor de F-Number do piso como um todo é calculado pela ponderação por área dos valores individuais obtidos em cada faixa de concretagem.  

 

É importante compreender que, quanto maiores estes dois índices, que não possuem dimensão, melhor é o piso e, consequentemente, maior será o seu custo executivo.

 

Como você pode perceber, a planicidade e o nivelamento são processos bem relevantes para os pisos industriais. Por isso, compreender sobre o tema é tão importante.

 

A Gran Nobre conta com profissionais qualificados e equipamentos de última geração e inovação para medições, proporcionando aos nossos clientes um piso com alta qualidade em planicidade e nivelamento.

 

Fale conosco
Olá como podemos ajudá-lo?